INDICADORES DE DESEMPENHO PARA ACOMPANHAR

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Você conhece ou gerencia sua empresa com base em indicadores? Acompanhar indicadores de desempenho é extremamente importante para o sucesso de qualquer negócio. Com essas informações você consegue avaliar toda a sua operação e identificar as ameaças e oportunidades.

A grande dificuldade de gerar esses relatórios é a mão de obra de buscar os dados. Então, para melhorar a gestão do seu negócio, nossa ferramenta monta tudo isso em tempo real. Com esses dados você consegue realizar analises claras e objetivas da operação e também tem as informações para novos planos de ação, ajuste e direcionamento da equipe e mix de produto com o objetivo de melhorar os resultados.

Conheça as métricas de performance que o gestor deve acompanhar diariamente para garantir o sucesso da empresa. Vamos lá?

ABC de vendas

A métrica ABC de vendas é indispensável para a gestão de uma empresa, pois classifica os produtos por volume de vendas e calcula a sua proporção em relação aos valores totais daquele período. 

A Lei de Pareto acredita que 80% das consequências decorrem de 20% das causas, ou seja, ela considera que 80% das vendas estão concentradas em 20% dos produtos. Esse padrão se repete em qualquer segmento de mercado. 

Ticket médio

Saber quanto os seus clientes gastam é fundamental para uma gestão financeira eficiente, pois identifica os patrões de comportamento e consegue medir o resultado das ações de marketing. Essa informação demonstra o tamanha das compras dos seus clientes.

O indicador informa qual valor médio de venda por cliente, ou seja, o quanto eles gastam em média na sua loja. 

A fórmula para o cálculo segue abaixo:

Tícket médio = venda total / número de clientes

Margem de lucro

A Margem de lucro é uma das principais métricas analisadas em um negócio, pois ela identifica a viabilidade de cada venda. O indicador apresenta a diferença entre preço de custo e preço de venda, e é essa margem que vai pagar as despesas da operação. Sem esse informação não será possível saber se é viável ou não vender o produto no preço que está sendo vendido, ou seja, se o produto tem baixa margem, você terá que vender uma grande quantidade.

Além disso podemos controlar essa margem grupo de produtos ou família de produtos. Com essa análise você consegue identificar os grupos de produtos que mais rentabilizam a sua loja.

Margem de lucro = (lucro / receita total) x 100

Atendimento ao cliente

A quantidade de atendimentos gerados em sua loja é outro indicador muito importante, pois consegue identificar se sua loja está aumentando ou diminuindo o número de clientes. Com essa informação o gestor consegue gerar ações e promoções para atrair mais cliente ou aumentar a equipe para manter um ótimo atendimento.

Esses indicadores de desempenho são indispensáveis para uma gestão eficiente, porém não adianta medir se não executar o plano de ação para corrigir ou ajustar sua empresa.

Gostou do dos indicadores de desempenho? Ficou com alguma dúvida sobre eles? Que tal implementar em sua loja? Então se precisar de ajuda, chame um dos nossos consultores para que possamos ajudar.