Público alvo, o que é? Qual a importância em saber?

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Público alvo são as pessoas individuais ou um grupo de consumidores que sua loja busca atender.
Você pode identificar seu público alvo por classe social, gênero, região, mas pode ir muito mais além, o ideal é identificar faixas etárias, profissão, estado civil, se tem ou não filhos, comportamento de consumo e estilo de vida. Quanto mais dados e mais detalhada for a determinação do público-alvo melhor pode ser criada e desenvolvida uma estratégia eficiente de negócio.
Mas por que é importante conhecer e identificar seu público alvo?
Ao ter em mente quem é seu público alvo fica mais fácil tomar decisões como: “Qual produto comprar?”, “Do que meu cliente gosta?”, “Como é a mídia que vai o impactar?”, “Em qual meio de comunicação devo investir para mídia, rádio, jornal ou rede social”.
Como saber identificar ou definir esse público?
Analise e faça perguntas, o ideal é uma pesquisa de mercado. Mas aqui vão algumas perguntas para te ajudar:
Quem são os seus principais consumidores?
Quem são os principais consumidores potenciais (aqueles grupos que ainda não consomem)?
Qual a idade dos consumidores?
Qual o gênero destes consumidores?
Existe classe social definida?
Qual o poder de compra desejado?
Como o consumidor consome informação? (Desde mídias utilizadas a hábitos e rotinas).
O que motiva o consumidor da loja?
Qual a frequência e sazonalidade de compra?
Defina o seu público alvo e ajuste seu negócio para estar ainda mais completo para ele.