Você sabe quais são os principais problemas do estoque parado?

  • por

Você já deve ter sofrido com o excesso de estoque parado e a gestão de produtos, mas, você sabe quais os reais problemas disso? 

Sabemos que esses itens precisam ser vendidos para outros serem comercializados. 

A diminuição das vendas juntamente com a gestão inadequada dos produtos podem levar o estabelecimento a problemas sérios. Você já pensou nisso ? 

Vou lhe apresentar alguns deles

1 – Baixa liquidez: falta de dinheiro em caixa para arcar com custos logísticos, entre eles funcionários, tributos, fornecedores, etc.;

2 – Endividamento: com a falta de dinheiro para as despesas do estabelecimento, sua loja recorre a um financiamento com altos juros, o que compromete seriamente sua margem de lucro;

3 – Aumento dos custos de manutenção de estoque: manter, organizar e fazer manutenção dos produtos parados gera custos e onera a operação, ainda mais se esses produtos forem insumos ou mercadorias as quais necessitam de condições especiais de armazenamento ( desumidificação e refrigeração)

4 – Perda de produtos: produtos com prazo de validade não podem virar prejuízo, por isso, precisam ser comercializados dentro de sua data máxima.

Como podemos perceber, o tempo de prateleira dos produtos está diretamente ligado à margem de lucro de uma empresa. Sendo assim, ter um rígido controle de estoque é o papel fundamental dentro de uma empresa, para que não se acumule mercadorias evitando ítens parados.

Se essa gestão ocorrer de maneira incorreta, os ítens que mostramos anteriormente podem acontecer dentro da sua empresa.

Caso você tenha ainda dúvidas sobre a gestão de estoque ou alguma outra questão a qual você não tenha entendido sobre a relação da margem de lucro com o tempo de prateleira do produto, entre em contato conosco e solicite mais informações diretamente com os nossos consultores.